quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

O JOVEM CRISTÃO E A FACULDADE!

                              
 
Ao longo da história tem se falado muito do envolvimento dos cristãos no meio secular, e escrevo a você leitor algumas notas. De início não posso deixar de registrar a importância da presença de jovens cristãos em todos os lugares da sociedade, sendo legítimas testemunhas de Cristo.

A universidade, para muitos é um desafio, e na realidade é um grande desafio. Podem sair de lá derrotados em sua vida espiritual, se não tiverem uma postura de verdadeiros cristãos. É um assunto muito sério do ponto de vista do compromisso com Deus, que ao mesmo tempo possibilita viver nesse ambiente sem perder a identidade cristã.

A universidade surgiu a partir do mundo greco-romano, sendo freqüentada por estudantes vindos de todas as partes. As primeiras surgiram na Europa, mais tarde na América Latina e no Brasil em 1820, no Rio de Janeiro. Essa organização é um instrumento de formação social para atender os interesses da sociedade.

Não há duvidas que o jovem cristão deve estar ligado a Deus e atento a estas questões. Pergunto, até onde devemos nos envolver? Já houve uma corrente muito forte na sociedade trazendo questionamentos, por exemplo, por que estudar? Por que se especializar? “Cristo está às portas!”. Parece irônico, mas aconteceu. Graças a Deus essa nuvem já perdeu bastante da sua carga.

Certamente Cristo voltará, essa é a nossa esperança, mas enquanto isso vamos correr atrás do conhecimento como fez o líder do êxodo, Moisés, que foi instruído em toda ciência dos egípcios, era poderoso em palavras e obras (At. 7.22).

O que dizer de jovens hebreus como Daniel, Hananias, Misael e Azarias que foram selecionadas criteriosamente na Babilônia em um verdadeiro “vestibular” para que fossem ensinados nas letras e na língua dos caldeus (Dn. 1.4). Nosso Mestre Jesus aos 12 anos teve a oportunidade divina de estar junto aos doutores e sábios de Israel “universitários da época” (Lc. 2.46-47). Destaco também o filósofo João Huss reitor popular da antiga Tchecoslováquia, onde pregava contra heresias e práticas errôneas. Martinho Lutero, o grande reformador dedicou-se inteiramente a Deus descobrindo os erros da Igreja escrevendo as 95 teses contra os ensinos heréticos.

Fiz questão de mencionar dados históricos para exemplificar aos nossos dias, a necessidade de sabermos nos conduzir no processo de envolvimento. Precisamos ter um testemunho legítimo como sal da terra, com atitudes que possam honrar o nome do Senhor na convivência com as demais pessoas. Como luz do mundo, temos o desafio de rebater os ensinos heréticos dados por professores materialistas e não permitir que o brilho das trevas tenha efeito.

Não podemos nos descuidar da oração, ela é a nossa arma, muitos não acreditam, mas como diz lá em Tiago 5.16, pode muito em seus efeitos. Um grande desafio é sermos cheio do Espírito Santo para sermos destaque “para que vejam as nossas boas obras e glorifiquem ao nosso Pai” (Mt. 5.16).

Concluindo, precisamos fazer como Cristo, oferecer as Boas Novas do evangelho, liberdade e vida abundante para os oprimidos.

De maneira alguma devemos estar isolados, mas sim procurar aplicar os dons e as virtudes cristãs gerando bem-estar a todos ao redor. Que tenhamos coragem de afirmar nossa fé em Jesus, com uma mente aberta à sabedoria originada na palavra de Deus, indo contra filosofias anticristãs que direcionam o homem contra Deus.

Deus conta Conosco!

Um comentário:

  1. Muito bom! Eu acredito que Deus criou o homem e deixou o manual de instrução, a “BÍBLIA SAGRADA!” A bíblia é a divina revelação da palavra de Deus e não produtos enlatados, eu costumo dizer que: “As pessoas precisam parar de comer tudo o que dão. E começar a questionar! ” Alguém escuta alguma coisa de alguém, e saem falando, sem questionar, sem saber se é verdade ou não. As pessoas precisam se perguntar! Será que a minha crença esta de acordo com a lei de Deus? Será que a religião que eu nasci sempre me falou a verdade? Quando uma pessoa morre pra onde ela vai? Ela volta? A bíblia apóia o homossexualismo? Quem não herdara o reino de Deus? O que devo saber sobre idolatria, imagens e escultura? O que devo saber sobre o único batismo? Será que tem uma seqüência para salvação? A quem eu devo me confessar, quem pode me perdoar? Religião salva alguém? Essas e outras perguntas e respostas em:
    www.aunicaverdadeemsuapropriabiblia.blogspot.com
    Você pode dizer, eu já sou salvo amém! Vamos atrás de quem não esta, divulgue este site, fale para outras pessoas, por que “O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns têm por tardia: mas é longânimo para convosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se.” (II Pedro cap. 3 ver 8) e “Que quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade. Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo o homem. (I A Timóteo cap 2 ver 5 e 6)
    Seja sua bíblia, católica ou evangélica, aqui você vai tirar suas duvidas.
    www.aunicaverdadeemsuapropriabiblia.blogspot.com
    E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertara (João cap 8 ver 32) Se você tiver coragem de perguntar, a bíblia terá coragem de responder!

    ResponderExcluir